quarta-feira, 23 de junho de 2010

JUSTIFICAÇÃO:
A partir de matizes e de enunciados colhidos e/ou sugeridos pelos escritores, o trabalho, eminentemente prático, desta Oficina pretende levar os participantes a estabelecerem uma relação mais íntima e desenvolta com a expressão escrita. Enquanto gesto de decifração do(s) mundo(s), escrever é ler...


OBJECTIVOS:
O trabalho Oficinal da escrita. O domínio da escrita dramática. A escrita enquanto VOZ. Potenciar a capacidade de escrita dos participantes.


DESCRIÇÃO:
Oficina de Escrita - Linha Azul
O teatro como lugar excelente para o re-conhecimento do mundo.
A intimidade e a responsabilidade da escrita.
Encontro e diálogo com os sinais da escrita.
A Dramaturgia como Criação e Hermenêutica.
As escolhas diante do mundo e da página: o acaso e a necessidade na convocação dos temas, argumentos e personagens.
Os Encontros na Oficina de Escrita do Texto Dramático deverão oferecer uma sensibilização contínua à prática da escrita e, no seu particular, da escrita para o teatro, convocando as razões que fazem a existência do texto.

Oficina de Escrita - Linha Verde
Proposta de alguns jogos libertadores da escrita:
retrato chinês, dicionário, cadavre exquis; jogo de babel;logo-raly; a minha vida dava um filme; máquinas do texto secção rimante; palavras prenhas, rogar pragas, orações, etc.
Depois de alguns destes exercícios, os escreventes devem estar em condições de abordar as propostas de esboços de escrita dramática que lhes serão propostos, como: monólogo interior de Penélope assediada pelos seus muitos pretendentes; o que o Pai diz à Filha enamorada de um bandido; descrição do dispositivo cénico onde uma Mãe moribunda se despede do seu único Filho.



COORDENADORES:
Abel Neves
Tem publicadas obras para teatro, muitas delas representadas, tais como: “Anákis”; “Amadis”; “Touro”; “Medusa”; “Terra”; “Amo-te”; “Arbor Mater”; “Lobo-Wolf”; “Inter-Rail”; “Fénix e KotaKota”; “Além as estrelas são a nossa casa”; “Supernova”; “A Caminho do Oeste”; “Amor Perfeito”; “Qaribó”; “Ubelhas, Mutantes e Transumantes”; “Querido Che”; “Nunca estive em Bagdad”; “Este Oeste Éden” e “Vulcão”. Publicou ainda o livro de poesia “Eis o Amor a Fome e a Morte” e os romances “Corações piegas”, “Asas para que vos quero”, “Precioso”, “Cornos da Fonte Fria”. “Algures entre a resposta e a interrogação” é o seu livro de reflexões essencialmente em volta do teatro. Tem obras traduzidas, publicadas, lidas e representadas na Alemanha, Bélgica, Brasil, Egipto, Escócia, França, entre outros. Venceu, recentemente, a III edição do Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva, atribuído pelo Instituto Camões e pela Funarte – Fundação Nacional de Arte do Ministério da Cultura do Brasil.

Regina Guimarães
Dramaturga, poetisa e videasta. Responsável pela tradução dos textos da CTB desde 1984. Tem desenvolvido trabalho na áreas do Teatro, da Tradução, da Canção, da Dramaturgia, da Educação pela Arte e do Vídeo. Foi docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e na ESMAE. Foi co-fundadora e directora da revista de cinema A Grande Ilusão. Tem orientado oficinas de escrita e de iniciação ao cinema em variados contextos.


DURAÇÃO:
40 horas

PÚBLICO- ALVO:
Público com idade superior a 17 anos

NÚMERO DE PARTICIPANTES:
10 participantes

Sem comentários:

Enviar um comentário